EleBu (Nota de Consideração)

Olá amigos e assinantes do Elefante Bu,

a edição de dezembo de 2008, que deveria ser lançada hoje, infelizmente terá de ser adiada até o início de janeiro (mês que, normalmente, não há edição do zine). Curioso como final de ano é complicado em se conseguir matérias e entrevistas interessantes, e neste ano parece que tudo trabalhou contra. São pautas adiadas, alguns atrasos aqui e acolá, correria no início do mês para poder curtir a boa preguiça das festas de fim de ano. Por essas razões e porque não foi possível atingir um padrão mínimo de qualidade, é que parte da edição de dezembro vai se transformar em "edição de janeiro".

A Rúbia Cunha escreveu uma resenha que perderia todo o sentido em janeiro, por ser temática com as festas de fim de ano. Ela produziu ao longo deste ano uma série de resenhas de filmes "trash", e colocou uma perspectiva divertida a respeito deles. Por piores e mais fajutos que sejam, eles não deixam de ser uma boa diversão. Logo, nada mais justo que colocar o texto da Rúbia aqui para que todos possam ler antes que o "prazo de validade" acabe.

Desculpe mais uma vez pelos atrasos editoriais.

Desejo a todos um grande final de ano e que 2009 possa ser bem melhor.

Um grande abraço

Djenane Arraes.
-----------------------------------------------------------------------
ESTAÇÃO ABAIXO DE ZERO (por Rúbia Cunha).

Vai chegando o fim de ano e muitos se perguntam que surpresas o Natal e o Ano-Novo nos reserva e eu, aqui, na minha angústia de fim de ano, busquei algo que me desse a chance de fechá-lo com chave de ouro.
Fucei aqui, ali, cavouquei mais um pouquinho e então tive que apelar para a ferramenta perfeita... E o grande mestre guru, Google, iluminou minhas vistas com uma lista que a MTV fez dos dez piores filmes Natalinos.
Escolhi dois dentre os dez, então comecei a minha empreitada para achar os filmes e qual não é a minha surpresa quando descubro que justamente aqueles que seriam os mais trashs, são justamente os mais difíceis de encontrar nas locadoras?
Voltando para a lista, descartei um, dois, três e comecei a ver a lista diminuir e meus temores aumentarem.
Comecei a pensar se não teria sido melhor escolher mais um filme de terror, mas como grande teimosa que sou não deixaria que um filme de comédia me derrotasse. Afinal, alguém já percebeu a quantidade de filmes natalinos que a indústria da comédia lança para nos afogar?
Catei o único que encontrei em minha diminuta lista, já que os outros seriam clichês demais.
Iniciei pela capa e comecei a ficar preocupada, afinal um dos atores é Danny DeVitto com uma cara para lá de sádica, mantendo Matthew Broderick muito bem enrolado em várias lâmpadas natalinas acesas. Respirei fundo e busquei o diretor...
John Whitesell que dirigiu o filme Vovó... Zona 2 (Big Momma's House 2, EUA, 2005), deve ter resolvido se aventurar e achar que conseguiria arrancar gargalhadas com os dois atores veteranos, o problema é que a película Um Natal Brilhante (Deck the Halls, EUA, 2006) começou mostrando justamente o sentimento errado para se comemorar esta data festiva. Ou será que só eu fico melancólica com o fim de ano?
O fato é que o filme começa devagar, mostrando a personagem de Matthew como alguém metódico demais e que parece se importar mais com a data do que com a própria família. Mas em meio a essa dedicação toda, tão cheia de tradições, eu senti aquela alegria dos preparos da festa morrer em menos de dois minutos com as metas dele. Afinal, quem diabos usa um calendário para dizer em que dia deve ser feito o que até a chegada do natal em si?
Danny DeVitto! Danny DeVitto! Por favor, salve o filme! – Clamei, já pensando seriamente em parar o dvd. Eis que ele surge e… E… Suspiro, já que a personagem de quem poderia salvar o filme é justamente um cara que muda mais de cidade do que os nômades conseguem fazer e ainda por cima não se satisfaz com nada. Por mais que ele mostre que pode ter sucesso em qualquer área de trabalho, ele logo desanima por não ter achado aquilo que o faça sentir vivo.
Juro que a impressão que eu tive, foi que nem mesmo o diretor sabia como dar continuidade. Então o que fazer? Simples! Ele deu o motivo para que DeVitto achasse aquilo que o faria feliz e sentir-se vivo. Fazer com que sua casa seja vista do espaço sideral por sua iluminação natalina.
É nesse momento que a vida de Matthew vira um inferno, quando ambos começam a brigar e esquecer a política da boa vizinhança. Que a vida na família dos dois começam a desandar e você descobrir que só vai rir se tiver uma criança ao seu lado assistindo o filme.
Não adianta ver Danny agindo como moleque roubando a energia alheia, Broderick sendo aquecido para sobreviver a uma hipotermia depois de afundar em um lago congelado com um trenó, Danny dando um show de sicronização da iluminação natalina com jingles mixados ou Broderick brincando com fogos de artifício para explodir as luzes.
É… Acho que vou ter que continuar procurando algo mais trash do que isso. Maldito Hulk Hogan, porque é tão difícil te encontrar em sua versão Santa with Muscles. Boas festas e aguardo você no ano que vem!

3 comments:

  Lyn Monroe

00:05

Vim so p desejar um feliz natal p vc e sua familia!
beijos!

  Nanda Nascimento

17:51

Oi!

Eu li seu texto anteriormente por e-mail, ficou muito bom, até mandei outro e-mail para Djenane elogiando.

Muita alegria, paz e amor neste ano que está chegando.

P.s: Viajo hoje para o Rio, pena que está chovendo aqui e lá.

Beijos e flores!

  Nanda Nascimento

21:47

Passando para te desejar uma ótima noite e deixar flores!

Beijos!