Ele pede mais espaço. Mas o que isso quer dizer?

Após meses de namoro em clima de romance total, juras de amor e planos para o futuro, ele solta a frase: Preciso de mais espaço . Seu estômago embrulha, o rosto se transforma numa careta e o chão some. Reação imediata: uma saraivada de perguntas para entender de onde vem essa decisão estapafúrdia, afinal vocês estavam aos amassos pouco tempo antes.

Numa situação como essa é natural querer encontrar uma solução imediata para salvar a relação, sem alterar a rotina do casal , afirma o psicanalista Sérgio Trunci. Mas antes de se desesperar, o mais apropriado é ouvir o que o outro tem para dizer e tentar entender as entrelinhas da mensagem .

No caso do publicitário Maurício Scheffer, 26 anos, os problemas apareceram algum tempo depois que ele e a namorada, Luana, decidiram morar juntos. De repente, nosso mundo era só eu e ela, sentia falta da turma da faculdade, do futebol e da cerveja com os amigos , conta.
Ela se sentia ameaçada e o ninho do amor virou quase uma prisão. A compreensão foi a chave para resolver o impasse. Maurício retomou a farra com os colegas e forçou a namorada a retomar as amizades dela. Quando deixamos todos os desejos de lado, corremos o risco de perder a própria identidade e de virar uma cópia do parceiro , avalia Trunci. É preciso entender que uma pessoa nunca vai conseguir preencher todas as suas expectativas de felicidade. O complemento que buscamos está diluído em vários aspectos: nos amigos, na família, na profissão e no lazer.


Freada brusca

Mas e quando o namorado quer mais espaço para si mesmo, mas nem mesmo ele sabe como conquistá-lo? Pisar no freio da relação, após atingir um nível de envolvimento, pode ser mais difícil do que parece.

Vivemos uma paixão louca durante os seis meses do namoro, trocamos as chaves do apartamento e vivíamos grudados, até que um dia ele disse que precisava reconquistar a individualidade. Acabamos nos afastando por um tempo , diz Marina Silveira, 25, administradora de empresas.

Muitas vezes, as pessoas olham as decisões tomadas pelo parceiro na relação como isoladas, quando são, na verdade, uma conseqüência da sua reflexão sobre a vida em geral. O ser-humano que busca respostas está avançado emocionalmente. É muito mais fácil se aproximar de pessoas que têm consciência desses conflitos, do que as que agem por impulso e não conseguem olhar para dentro de si , avisa Sérgio Trunci.

Mas fique atenta. Ao apelar para a palavra mágica espaço , seu namorado pode muito bem querer um tempo para pensar sobre os rumos do relacionamento. Sim, a luz vermelha piscou e isso pode significar um pedido de aviso prévio e, até mesmo, desencandear o fim do namoro.

A advogada Thaís Soares, 27, não quis esperar o barco afundar e pulou fora quando a ameaça despontou. Depois do espaço, ficamos um tempo separados. Mas eu não queria ficar esperando ele decidir se eu era a pessoa certa e arrumei outro paquera. Quando isso aconteceu, ele pediu para voltar . Tarde demais. A duras penas, eu mesma cheguei à conclusão de que ele não era o homem ideal .

O parceiro pode sentir a necessidade de conhecer novas pessoas. Pode até ser que ainda exista amor, mas ele prefere colocar a relação em risco a manter o isolamento , explica Trunci. Encarar a verdade que desagrada é sempre um processo doloroso, mas o resultado é favorável. Traz conhecimento e força para a pessoa, além de reforçar a auto-estima.
-------------------------------------------------------------------
Esta contribuição para o entendimento da mente masculina, pode ser encontrada em um site que muitos acham duvidoso. Mas sabe quando isso vem como um soco no estômago e parece vir atrasado, mas há tempo o suficiente para fazer repensar em tantas coisas?

Como diria Karl, a barata feiticeira do mal:
- Obrigada Internet, você é uma ótima amiga.

rsrsrs.
Mas falando sério... Muito sério mesmo...
Tem coisas que a gente aprende no melhor estilo porrada...
Ou seja, passando pela experiência e aprendendo com ela.

Clique
aqui para ir até o site duvidoso.

1 comments:

  Nanda Nascimento

23:03

O que as pessoas precisam não é de espaço e sim a preservação da sua individualidade e dos seus hábitos, espaço é sinônimo de insatisfação e realmente um alerta que o barco está afundando, comigo isso não cola, ou quer ou não quer.
Adorei! MUITO BACANA!