Dia das Bruxas!!!

Halloween pelo mundo

Comemorado em várias partes do mundo, o dia 31 de outubro pode significar muito mais do que uma festa à fantasia ou brincadeiras estilo "gostosuras ou travessuras!". Enquanto paí­ses de cultura americana festejam a data com índices de consumo bastante consideráveis - nos Estados Unidos, o comércio registra alto volume de vendas, inferior somente a época de Natal -, paí­ses de origem hispãnica vêem um sentido mais religioso na data.

EUA - uma festa tradicional No país de George Bush, a comemoração do Halloween é levada bem a sério e envolve crianças e adultos nas festividades. Aos gritos de "Travessuras ou gostosuras!" ("tricks or treats"), a garotada caminha e corre pelas ruas pedindo guloseimas e assustando os moradores mais sensíveis a brincadeiras de terror.

México - Dia dos Santos InocentesAssim como no Brasil, no dia 02 de novembro é comemorado o Dia dos Mortos no México. A diferença é que os mexicanos começam a festa na tarde de 31 de outubro, com os preparativos para o Dia dos Anjinhos. Neste dia, recordam-se as crianças mortas que faleceram sem ser batizadas. Muitas famílias constróem em suas casas um altar para os espíritos e prestam homenagens aos parentes mortos. A decoração do ambiente inclui caramelos com os nomes das vítimas, flores, fotografias, comida e a bebida favorita dos defuntos.
Irlanda - Onde tudo começou...Na Irlanda, onde teve origem o Halloween, os moradores acendem fogueiras em áreas rurais, como nos tempos dos Celtas. Como nos Estados Unidos, as crianças se disfarçam e passam a tarde passeando pelas ruas aos gritos de "Travessuras ou gostosuras!".

Tailândia - Uma festa para Buda
Neste dia, os tailandeses celebram o festival de Phi Ta Khon, uma espécie de procissão com música e desfiles de máscaras que acompanham a imagem sagrada de Buda. Os homens jovens usam disfarces, e a lenda diz que espíritos e fantasmas mesclam-se entre o povo, enquanto os monges recitam a história da última reencarnação de Buda.

Espanha - Uma festa religiosaNa Espanha, o Dia de Todos os Santos é celebrado no dia 1º de novembro e o Dia de Finados em 02. Como na América Latina, é uma data para recordar os mortos. Os espanhóis costumam ir aos cemitérios colocar flores nos túmulos e lápides de seus familiares que já faleceram. Esta é uma festa mais religiosa que pagã. A Igreja realiza missas em memória dos mortos e dos santos.

Brasil - Fantasias e muita curtiçãoEnquanto nos Estados Unidos e na Inglaterra o Halloween é uma festa tradicional há muitos anos, no Brasil o costume se popularizou há algumas décadas. Por aqui, esta é uma época em que o comércio e os produtores de festas aproveitam para lucrar com a data do "terror". Nada de "Travessuras ou gostosuras!". No país do futebol e do carnaval, as festas à fantasia são campeãs entre jovens e adultos. Clubes, boates, shoppings e outros espaços se transformam em verdadeiras "casas do espanto". A criançada também aproveita para celebrar a data se divertindo nas festinhas promovidas especialmente pelas escolas de idiomas.

0 comments: